TREINAMENTOS PRESENCIAL E ON-LINE
Nossos programas são personalizados, de acordo com as características da empresa e do público-alvo. Com base em nossa experiência em treinamentos presenciais dinâmicos e participativos, planejamos os cursos online de forma que permitam o máximo de interação, com participação dos alunos em exercícios individuais e em grupos e discussão de filmes.
A seguir, apresentamos um resumo dos principais programas. Para mais informações, favor entrar em contato.
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
O desenvolvimento gerencial não é despesa, é investimento na sobrevivência e no futuro da organização, que depende da atuação dos atuais e futuros gestores.
Comunicação e Feedback na Liderança
COMUNICAÇÃO E FEEDBACK GERENCIAL
– Excelente ferramenta de desenvolvimento –
APRESENTAÇÃO
O feedback é uma das principais atribuições da função gerencial, que demanda permanente prática e aperfeiçoamento. No trabalho, as pessoas necessitam saber se estão atendendo às expectativas do seu gestor e da organização; conhecer aspectos em que necessitam de melhorias e, por outro lado, ter o reconhecimento sobre seu desempenho. Feedbacks inadequados ou injustos, ou mesmo a falta deles, desmotivam e podem até mesmo causar a evasão dos talentos.
A comunicação interpessoal é a principal ferramenta para a prática do feedback. A forma de falar pode convencer alguém que está recebendo um feedback corretivo ou pode desvalorizar um importante feedback positivo.
O objetivo principal deste programa é alinhar com os participantes (Gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes) o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento do desempenho do seu pessoal.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Utilizar recursos da comunicação que facilitam a aplicação do feedback.
- Utilizar o feedback positivo e corretivo, de forma clara, direta e efetiva, no acompanhamento dos colaboradores.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Recursos da comunicação aplicados ao feedback
- Comunicação verbal e não verbal
- Técnicas de comunicação
Feedback: Conversando sobre os comportamentos
- O processo de feedback
- Tipos de Feedback:
- Conversas de feedback one-on-one
- Feedback de reconhecimento
- Feedback corretivo ou de aprimoramento
- Plano de desenvolvimento do colaborador
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Gestão das emoções para lideranças
GESTÃO DAS EMOÇÕES PARA LIDERANÇAS
Apresentação
Segundo Daniel Goleman, grande parte do sucesso pessoal e profissional se deve à nossa inteligência emocional. O QI (coeficiente intelectual) é imutável, já o QE (coeficiente emocional) pode ser aprimorado ao longo da vida. Usar as emoções com inteligência influencia positivamente o crescimento na carreira, os relacionamentos, a saúde e a maneira como lidamos com os desafios.
O mundo está ficando cada vez mais complexo e exigindo de cada um de nós mais inteligência emocional para lidar com os desafios e adversidades. Não podemos mudar as circunstâncias, mas é possível aprender a perceber nossas emoções e a gerenciá-las de uma forma que nos cause cada vez menos danos emocionais, físicos e sociais.
O líder é o exemplo, o modelo a ser seguido, o maior formador de comportamentos, atitudes e valores. A forma como ele lida com as situações no dia a dia pode contagiar ou contaminar a equipe. As emoções são contagiantes, da mesma forma que podemos absorver emoções perturbadoras dos outros, podemos contagiá-los com emoções positivas.
Objetivos:
- Compreender o impacto que o estado emocional do líder tem sobre as emoções dos liderados.
- Perceber as próprias emoções assim que elas acontecem e escolher emoções mais favoráveis.
- Utilizar estratégias para substituir emoções perturbadoras por outras mais saudáveis.
- Utilizar técnicas que impulsionam a motivação.
- Ter equilíbrio emocional nas situações de estresse e mais positividade na resolução dos problemas.
- Interagir adequadamente com as emoções de outras pessoas.
- Perceber os sentimentos dos liderados e gerar um bom estado emocional na equipe.
Principais tópicos do programa:
- Origem dos pensamentos e emoções
- Autoconsciência: percepção das próprias emoções
- Autogestão: regulação emocional.
- Motivação.
- Apoio à equipe na percepção das emoções, na autoregulação e na motivação.
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Desenvolvimento de Novos Líderes
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS LÍDERES
APRESENTAÇÃO
As lideranças de primeira linha são a maior força gerencial das empresas e são eles que lidam diretamente com os colaboradores. geralmente são excelentes técnicos que foram promovidos à primeira função gerencial. A forma com que lidam com os colaboradores tem um impacto enorme no ambiente de trabalho e na motivação das pessoas.
Alguns terão uma evolução gerencial na própria empresa, assim desenvolvê-los é um cuidado que a organização deveria ter, uma vez que poderão ser gerentes e até diretores e sob o comando deles estará toda a força de trabalho da empresa.
Eles precisam desenvolver suas habilidades humanas e ter a acesso a conhecimentos básicos de comunicação e relacionamento interpessoal, liderança, feedback, inteligência emocional, resolução de conflitos etc., bem como conhecer algumas ferramentas técnicas de gestão adequadas ao nível deles.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Conscientizar-se de sua responsabilidade na satisfação dos colaboradores e na melhoria dos resultados.
- Utilizar técnicas de comunicação para aumentar sua influência junto aos subordinados, superiores, clientes e fornecedores internos e externos.
- Aplicar os estilos de liderança situacional para liderar e desenvolver os colaboradores.
- Promover o desenvolvimento da equipe, através da utilização correta do feedback.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- Papéis e responsabilidades dos Novos Líderes
- Habilidades de comunicação com diferentes públicos
- Liderança Situacional
- Monitoramento e Feedback
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Liderança
HABILIDADES DE LIDERANÇA
APRESENTAÇÃO
A Liderança é uma das competências que mais impulsiona a carreira de qualquer profissional. Na função gerencial, sem dúvida, é uma das principais competências. Embora já tenha sido considerada uma habilidade inata, hoje pesquisas no mundo empresarial provam que as habilidades dos líderes podem ser desenvolvidas, assim como os dotes naturais de liderança podem ser melhorados.
Liderar é influenciar pessoas, em todos os níveis da organização, para alcançar resultados. Para influenciar, algumas habilidades são fundamentais.
Nossa proposta de trabalho se inspira em Warren Bennis e Burt Nanus, dois dos maiores especialistas em liderança do mundo. Para eles o líder precisa ter as seguintes habilidades:
- Ser visionário para atrair seguidores por suas ideias;
- Comunicar suas ideias com eficácia para obter apoio, ajustadas a cada público;
- Inspirar confiança através de suas posições; e
- Conhecer e desenvolver suas próprias habilidades.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Identificar as habilidades necessárias para influenciar pessoas e obter resultados.
- Compreender o papel dos líderes nas mudanças e na preparação da empresa e das pessoas para o futuro.
- Utilizar uma comunicação que influencie os seguidores a se alinharem a sua visão.
- Ser transparente, previsível e confiável para inspirar confiança e construir relacionamentos.
- Reconhecer seus pontos fortes e fracos para melhorar suas habilidades e ser um exemplo para sua equipe.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- Habilidades e atitudes de liderança, segundo alguns autores;
- Visão para atrair seguidores;
- Comunicação das ideias para influenciar os seguidores;
- Inspirar confiança e construir relacionamentos;
- Autogestão.
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Líder Coach
LÍDER COACH
APRESENTAÇÃO
O responsável pela equipe é o principal interessado no desenvolvimento de seu pessoal. As ferramentas de coaching são extremamente úteis na criação de um ambiente positivo de aprendizado e feedback.
Coaching é um processo contínuo de orientar a equipe para desenvolver o seu potencial e encontrar as melhores soluções para os problemas da empresa. Líderes coaches melhoram suas habilidades de percepção e avaliação das pessoas, otimizando o desempenho da sua área e ajudando suas equipes a se tornarem pessoas fortes, motivadas e dispostas a assumirem responsabilidade por seu próprio desenvolvimento.
As atividades de desenvolvimento envolvem a superação de problemas de desempenho, aquisição de novas competências e preparação para futuras atribuições, entre outras.
Desenvolver as pessoas tem contribuído para a retenção dos talentos e melhora nos resultados.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Conscientizar-se dos requisitos para a prática eficaz do coaching na liderança.
- Conhecer ferramentas para um diagnóstico das necessidades do colaborador.
- Compreender todo o processo e de modelos para realização do coaching da equipe.
- Utilizar recursos da comunicação que contribuem para a eficácia do coaching.
- Utilizar ferramentas para superação dos obstáculos que surgirem durante o processo de coaching.
- Utilizar estratégias para concretizar as mudanças desejadas no processo de coaching.
- Aplicar feedback para correção dos desvios e de reconhecimento dos progressos.
- Planejar ações de melhoria e de desenvolvimento.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA:
Conceituação
Técnicas de coaching aplicadas à liderança
- Diagnóstico da situação:
- Processo e etapas do coaching
- Comunicação
- Superação de obstáculos e estratégias de mudanças
Feedback e avaliação
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
“Aprender gera satisfação. Desenvolvimento pessoal é um dos principais fatores que faz com que os profissionais continuem na empresa. O investimento em pessoas é o melhor caminho para a empresa crescer.”
Gestão das emoções: Inteligência emocional
GESTÃO DAS EMOÇÕES: Inteligência emocional
– Utilizando a emoção com inteligência –
APRESENTAÇÃO
Segundo Daniel Goleman, grande parte do sucesso de um profissional se deve à sua inteligência emocional. O QI (coeficiente intelectual) é imutável, já o QE (coeficiente emocional) pode ser aprimorado ao longo da vida.
Usar as emoções com inteligência, além de contribuir para o sucesso profissional, influencia positivamente os relacionamentos, a saúde e a maneira como lidamos com os desafios.
O mundo está ficando cada vez mais complexo e exigindo de cada um de nós mais inteligência emocional para lidar com os desafios e adversidades. Não podemos mudar as circunstâncias, mas é possível aprender a perceber nossas emoções e a gerenciá-las de uma forma que nos cause cada vez menos danos emocionais, físicos e sociais.
O programa apresenta ferramentas de autoconhecimento, técnicas para a estimulação de um estado emocional positivo em si próprio e nos outros, bem como estratégias para lidar com as situações emocionalmente desafiadoras.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Compreender como a mente funciona.
- Perceber as próprias emoções no momente em que acontecem.
- Utilizar estratégias para substituir emoções perturbadoras.
- Utilizar técnicas que impulsionam a motivação.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- Origem dos pensamentos e emoções
- Autoconsciência: percepção das próprias emoções
- Autogestão: regulação emocional.
- Motivação.
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Gestão das Relações: Inteligência social
GESTÃO DAS RELAÇÕES: Inteligência social
APRESENTAÇÃO
No ambiente de trabalho, relações saudáveis representam um fator de equilíbrio pessoal e também um fator decisivo para a produtividade, pela presença de um clima harmonioso, de integração e cooperação mútua. No entanto, ambientes deste tipo nem sempre surgem espontaneamente, pois as relações humanas são complexas, pela distinção de valores, visões do mundo e do trabalho, comportamentos, diferenças sociais e ambientes familiares.
Este curso, além de permitir ao participante identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, possibilita a melhor compreensão das individualidades, ao favorecer as relações interpessoais, aprimorar a qualidade de vida e contribuir para a produtividade da organização.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Praticar habilidades sociais de forma a criar e manter relacionamentos saudáveis e produtivos.
- Perceber os mecanismos geradores de conflitos e buscar formas produtivas de solucioná-los.
- Desenvolver a prática do diálogo para elogiar os colegas, quando necessário, e conversar sobre os comportamentos que estão afetando o relacionamento.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Habilidades sociais
- Empatia: colocar-se no lugar do outro.
- Solidariedade: importar-se com as necessidades dos clientes e agir com base nelas.
- Precisão empática: conexão com as necessidades do outro.
- Sincronia: captar e responder aos sinais não verbais.
- Comportamento social: saber como se comportar nos diferentes contextos.
- Influência: utilizar recursos da comunicação para produzir os resultados desejados.
Resolução de conflitos
Prática do diálogo: a arte de salvar e recuperar relacionamentos
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Relacionamento com Clientes
RELACIONAMENTO COM CLIENTES
“Nem sempre o cliente tem razão, mas está sempre em primeiro lugar.” Karl Albrecht
APRESENTAÇÃO
Para o cliente, a linha de frente é a empresa. Toda vez que uma pessoa contata a organização, pessoalmente, por telefone ou por e-mail, ele constrói uma imagem positiva ou negativa, a partir da experiência que ela teve com o profissional que o atendeu.
Quando o cliente é mal ou bem atendido, ele generaliza a experiência para a imagem geral que faz do serviço. Na maioria das vezes, ele não se lembra da pessoa que o atendeu, mas do sentimento que aquela interação lhe provocou. E o ser humano tem uma tendência a notar mais os erros do que os acertos das outras pessoas.
O cliente hoje é mais exigente, conhece seus direitos, têm referências de bom atendimento, por isso ele quer ter um tratamento respeitoso e personalizado. Ser bem atendido não basta, ele quer ser encantado.
Para ter excelência na prestação do serviço, as empresas precisam ter profissionais qualificados, que tenham competência técnica, interpessoal e emocional. Os clientes esperam que os profissionais que os atendem percebam suas características e necessidades.
Neste treinamento você saberá como a sua organização poderá preparar-se para transformar os atendentes em profissionais de relacionamento e conseguir a tão desejada fidelidade dos clientes.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Desenvolver habilidades que permitem uma interação positiva com os clientes, fazendo com que eles se sintam respeitados e acolhidos.
- Utilizar técnicas de comunicação e relacionamento para interagir com os clientes, respeitando suas características e o contexto da situação.
- Utilizar estratégias para encantar o cliente e controlar as situações de atendimento.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- O Cliente
- Técnicas de comunicação e relacionamento para interagir com os clientes
- Estratégias para encantar o cliente
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Formação de Multiplicadores de Atendimento a Clientes
FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE ATENDIMENTO A CLIENTES
Por que treinar multiplicadores de atendimento a clientes?
O cliente hoje é mais exigente, conhece seus direitos, têm referências de bom atendimento, por isso ser apenas bem atendido não basta, ele quer ser encantado. A falta de treinamento é um dos principais motivos para o mau atendimento. O despreparo da linha de frente pode afetar negativamente a imagem e os resultados da empresa.
Objetivos da formação de multiplicadores:
- Preparar profissionais da própria empresa para ministrarem treinamentos de atendimento a clientes.
- Disponibilizar um programa de treinamento pronto comos recursos necessários para sua aplicação.
- Preparar os multiplicadores para elaborarem outrosprogramas de treinamento.
Benefícios da formação de multiplicadores:
- Reduzir custos com contratação de consultorias.
- Ter instrutores internos preparados para realizar esses treinamentos a qualquer momento.
- Ter programas de treinamento totalmente adaptados àrealidade da empresa.
- Ter suas equipes de linha de frente permanentemente treinadas.
Consequências da falta de multiplicadores internos preparados:
- Ter que contratar consultorias para treinar a linha defrente esporadicamente.
- Realização de treinamentos com instrutores internos sem formação adequada.
- Ter suas equipes na linha de frente sem treinamento, causando insatisfação nos clientes.
Sugestão de características que contribuem para formação de um bom multiplicador
- Ter experiência prática ou conhecimentos sólidos ematendimento ao cliente para fornecer exemplos eexperiências reais durante o treinamento.
- Ter habilidades de comunicação. Ser claro, objetivo para adaptar o conteúdo às necessidades do grupo.
- Ser empático. Ser capaz de compreender as dificuldades eas necessidades dos participantes.
- Ter paciência e flexibilidade. Ser capaz de explicar de acordo com as necessidades das pessoas.
- Ser encorajador: Inspirar e motivar para criar um ambiente seguro e alegre que facilita o aprendizado.
- Saber fornecer feedback construtivo, com empatia e justiça.Tanto o feedback positivo quanto o corretivo são importantes para o desenvolvimento dos participantes.
Como a formação será desenvolvida:
- Os multiplicadores participarão do treinamento da que deverão multiplicar.
- As técnicas de ensino serão inseridas durante a aplicação do treinamento.
- Ao final de cada módulo, eles receberão tarefas sobre o assunto desenvolvido.
- Durante o treinamento eles poderão dar sugestões e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo e sobre as técnicas de ensino.
Principais tópicos do programa:
- Módulo 1 – O cliente
- Módulo 2 – Postura do profissional de atendimento
- Módulo 3 – Comunicação e relacionamento com clientes
- Módulo 4 – Estratégias para encantar os clientes
- Módulo 5 – Técnicas de ensino
Carga horária:
- A Formação será desenvolvida em 20 horas, com a aplicação do conteúdo e a explicação das técnicas de ensino.
OBS.: Solicite programa detalhado.